Baphomet ou ''a cabeça de bode''

Muito se fala sobre a origem ou o real significado sobre "Baphomet", sempre sendo atribuído uma série de características e significados obscuros á sua imagem.  Na verdade quase tudo não passa de uma farsa e para mostrar essas vamos a alguns fatos que trouxeram essa imagem negativa á ele.

Ficou famoso pela relação com os templários.  Isto ocorreu junto com o inicio da perseguição ao templários,  imposta principalmente pelo o Papa Clemente V e pelo o Rei da França Felipe IV conhecido como Felipe o Belo. No final de 1314, houve a execução do Grã-Mestre da Ordem do Tempo, Jacques de Molay, juntamente com outros dois cavaleiros.



As acusações continham coisa como: negação de Cristo, recusa de sacramentos, praticas obscenas, sodomia, entre outras. O conjunto de acusações viria a montar um quadro denominado de "desvirtuação dos princípios do cristianismo". A figura de Baphomet começou a ser empregada como fazendo parte dessa desvirtuação, e servindo de bode expiratório para a perseguição religiosa contra todos aqueles que se opunham ao cristianismo.

Baphomet é a imagem da discussão e da perfeição, representa também o conhecimento como um todo é ele que expressa o questionamento, e por essas razões, durante a perseguição aos Templários sua imagem ficou 'distorcida', pois a igreja naquela época não queria nenhum tipo de questionamento de sua doutrina.

A imagem constantemente grafada de Baphomet, tem como objetivo ilustrar/representar as matérias opostas e seu equilíbrio como o bem e o mal, as trevas e a luz. Reparando na imagem (á cima), podemos perceber que a figura possui seios femininos com órgão genital masculino, ao mesmo tempo que é humano é um animal, suas mãos apontam para o céu e inferno, ainda se repararem em seus braços está grafado "solve", "coagula" palavras que demonstram um dos ditados da alquimia (solve et coagula - latim), que tem como objetivos a desfragmentação de um todo para uma nova união, um novo entendimento.

Nos anos subsequentes á perseguição aos templários, a imagem de Baphomet foi sendo difundida de forma errônea por todos os lugares aonde se passava. E depois de algum tempo depois (muito tempo), mais precisamente no séc XIX com Eliphas Levi que adaptou um pentagrama normal, de forma a encaixar uma cabeça de bode dentro dele.

Para isto ocorrer ele fez duas versões do pentagrama, o primeiro em sua forma natural seria o de Boa Orientação, o segundo já seria invertido (aponta á baixo), e seria representativo á Má Orientação. Levi ainda foi mais alem e dentro do pentagrama invertido conseguiu "encaixar" uma cara de bode, fazendo alusão ao Baphomet.

Essa efigie de Baphomet com o pentagrama ainda serviu de inspiração para Anton LaVey criar em 1966 a Igreja Satânica, sendo usada ainda por todos aqueles que se dizem satânicos ou adoradores de Satanás.


[Curiosidade] A cabeça do bode que é encaixada no pentagrama invertido é extremamente forçada, visando que não existe nenhuma espécie conhecida de bode com esse tipo de desenho de cabeça.
Mesmo LaVey usando o simbolo de forma errada, conseguiu espalhar a cultura do Satanismo em diferentes locais do mundo com sua igreja, transformando essa religião em algo de certa importância.


Ai vai a leitura feita da imagem abaixo por um site :


Baphomet é uma figura representativa do Panteísmo, o termo Baphomet tem sua origem no latim medieval e não tem uma tradução precisa, mas a imagem possui outros nomes que nos remete a algo como "Bode Mítico". Panteísmo é de origem Grega "pan" quer dizer tudo e "teísmo" Deus, portanto "tudo é Deus".

Os panteístas defendem a ideia de que toda a criação é Deus ao contrário das demais que afirmam que Deus se encontra em uma dimensão a parte monitorando toda a sua criação.

O Bode representa sexualidade e fertilidade elemento primordial para a vida em todos os níveis, principalmente material, todos os seres vivos fazem sexo, a conclusão lógica é de que sem sexo não existe vida muito menos criação.

Os chifres representam os elementos opostos como o dia e a noite, trabalho e descanso, seco e úmido, etc. elementos importantes para a vida.

O pentagrama por sobre a cabeça simboliza os cinco elementos da natureza água, ar, terra, fogo e energia vital.

Sobre a cabeça temos a "Chama Criativa", a natureza se expande por todas as direções criando, recriando e evoluindo.

As asas outro simbolo desta liberdade criativa que não conhece limites e segue experimentando.

Abaixo da cabeça vemos um par de seios, fonte de alimento proveniente da natureza dada aos filhos, fundamental para manutenção da vida.

Para que exista vida em um planeta se faz necessário que este orbite uma estrela e que tenha um satélite controlando as marés, a Lua é tão importante quanto o Sol para que exista tanta diversidade de espécies como é o caso da Terra. Podemos ver claramente os três astros na figura.

No ventre do Bode Mítico se encontra o que pode ser as pistas de sua origem, o "Caduceu de Ouro", ferramenta mágica dada a Hermes por Apolo, o seu significado só pode ou deveria ser revelado apenas aos iniciados da Ordem Hermética juntamente com o significado das palavras "Solve" escrita no braço direito que aponta para sima e "Coagula" no esquerdo que aponta para baixo e também o que representa a "Coroa Divina" que repousa acida da Chama Criativa.

Essa foi um breve descrição do mito, parece pouco mas é informações em demasia, a imagem de Baphomet nem deveria vir a pública, seu conhecimento só poderia ser revelado a iniciados qualificados foi profanado e agora só nos resta por uma questão de bom senso um mínimo de esclarecimento na tentativa de reduzir os danos.


0 comentários...:

Postar um comentário

Comenta aê, se bagunçar vai ter uma visitinha do nosso amigo Rake quando estiver dormindo ... é sério viu ?!?! ¬¬'