Tabuleiro Ouija
O Tabuleiro Ouija ou Tábua Ouija, criada para ser usada como método danecromancia, é qualquer superfície plana com letras, números ou outros símbolos em que se coloca um indicador móvel, utilizada supostamente para comunicação com espíritos.
Os participantes colocam os dedos sobre o indicador que então se move pelo tabuleiro para responder perguntas e enviar mensagens. Na verdade, há um jogo de tabuleiro registrado no Departamento de Comércio estado unidense com o nome de Ouija, mas a designação passou a servir a qualquer tabuleiro que se utiliza da mesma idéia.
No Brasil, há uma variante conhecida como a brincadeira do copo ou o jogo do copo, em que um copo faz as vezes do indicador para as respostas. Existem também apoios para a utilização de lápis durante as sessões.
Explicação científica
Cientistas e céticos em geral atribuem o funcionamento do tabuleiro Ouija ao efeito ideomotor. Segundo eles, as pessoas participantes da sessão involuntariamente exercem uma força imperceptível sobre o indicador utilizado, e a conjunção da força exercida por várias pessoas faz o objeto se mover. O físico inglês Michael Faraday realizou experimentos que provaram que movimentos inexplicáveis (nesse caso, das mesas girantes) atribuídos a fontes ocultas eram na verdade realizados pelos participantes dos experimentos.
O mágico ilusionista e cético americano James Randi cita em seu livro An Encyclopedia of Claims, Frauds, and Hoaxes of the Occult and Supernatural que, quando vendados, os participantes do tabuleiro Ouija não conseguem produzir mensagens inteligíveis.
Explicação espiritualista
Alguns espiritualistas que acreditam que é possível fazer contato real com o mundo dos mortos argumentam que vendar os olhos dos participantes da mesa prejudica suas supostas capacidades mediúnicas. A ideia que fundamenta o argumento é que o espírito utilizaria os sentidos do participante durante as sessões. A maioria dos adeptos dessa teoria acredita que o tabuleiro não tem poder em si mesmo, servindo apenas como ferramenta para o médium se comunicar com o mundo dos espíritos.
Fato
Um jovem de 15 anos esfaqueou o amigo, de 14, depois que um jogo conhecido como "Ouija" ordenou a ação. No Brasil, esta prática é conhecida como brincadeira do copo ou jogo do copo.
O fato ocorreu na cidade de Weslaco, no Texas, nos Estados Unidos. O estudante teve o abdômen perfurado e os intestinos foram atingidos. O acidente aconteceu numa floresta da região, onde os jovens se reuniam. Após o esfaqueamento, um médico foi chamado e logo depois a vítima foi levada para o centro médico McAllen, onde foi operado.
Em depoimento aos policias, o ferido mentiu dizendo que teria caído sobre a faca. Mas um terceiro adolescente, que também estava no local, mas sem participação no jogo, entregou os companheiros. Ele disse o que realmente aconteceu e levou os policiais ao local, onde foi achada a faca.
- Ele mentiu para nós. Eles fizeram aquilo que o jogo ordenou - disse o policial Rodriguez.
A polícia prendeu o jovem de 15 anos por tentativa de homicídio. Os policiais o levaram para o Centro de Detenção Juvenil do Departamento de Hidalgo. As autoridades não liberaram mais informações por causa da idade dos adolescentes.
O tabuleiro “Ouija” é um jogo em que os participantes podem receber respostas às questões colocadas através de um indicador móvel que desliza sobre números e letras numa tábua de madeira. Muitas pessoas acreditam que o jogo tem poderes sobrenaturais.
Continua.......
Eaê pessoal \o\ aki é malu u.u e como gosto bastante desse assunto, este poste terá uma continuação ^^
Eu brincava disso na escola... Nada nunca aconteceu... Mas eu parei pq não é bom Eu tenho medoooo